Seja bem vindo
Três Lagoas,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Proposta de cessar-fogo negociada com Israel e Hamas prevê trégua de 40 dias e libertação de reféns, diz agência

Fonte: g1.globo.com
Proposta de cessar-fogo negociada com Israel e Hamas prevê trégua de 40 dias e libertação de reféns, diz agência



Uma fonte ouvida pela Reuters afirmou que o Hamas já está estudando a proposta, que foi discutida em Paris. Estados Unidos, Catar e Egito estão envolvidos nas negociações. O grupo terrorista rebateu fala de Joe Biden sobre o acordo estar próximo, dizendo que ainda há "grandes diferenças a serem superadas". Tanque de guerra israelense perto da fronteira coma Faixa de Gaza
Amir Cohen/Reuters
Uma proposta preliminar de cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, discutida em Paris, prevê uma pausa de 40 dias nas operações militares, além da troca de reféns por prisioneiros palestinos. As informações foram divulgadas pela agência Reuters, nesta terça-feira (27).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a agência, a proposta já está sendo estudada pelo Hamas. As negociações envolvem autoridades dos Estados Unidos, Catar e Egito.
O acordo prevê o reparo de hospitais e estabelecimentos destruídos na Faixa de Gaza, além do envio diário de 500 caminhões com ajuda humanitária e a entrega de tendas para abrigar deslocados.
Uma das exigências do acordo estudado é que o Hamas liberte 40 reféns israelenses, incluindo mulheres, menores de 19 anos, maiores de 50 anos e pessoas doentes. Em troca, Israel teria de libertar 400 prisioneiros palestinos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na segunda (26) que espera um cessar-fogo entre Israel e Hamas até o próximo dia 3 de março.
"O meu conselheiro de Segurança Nacional me disse que estamos perto [de fechar um acordo], mas não está pronto ainda", disse em entrevista durante uma visita a Nova York.
Oficiais do Hamas ouvidos pela Reuters disseram que os comentários de Biden sobre o cessar-fogo estar próximo são prematuros e não condizem com a situação. "Ainda há grandes diferenças que precisam ser superadas", afirmou um oficial.
As negociações para uma trégua em Gaza ganharam força nas últimas semanas, com o objetivo de garantir a libertação de reféns israelenses e estrangeiros que estão sob o poder do Hamas.
Os mediadores também desejam evitar um ataque de Israel à cidade de Rafah, em Gaza, onde mais de 1,5 milhão de pessoas deslocadas estão se abrigando.
Biden afirmou que Israel concordou em não se envolver em atividades militares em Gaza durante o Ramadã. O período considerado sagrado para o islamismo começa na noite do dia 10 de março e vai até 9 de abril.
O presidente norte-americano também alertou que Israel corre o risco de perder apoio internacional devido ao elevado número de palestinos mortos no combate.
Segundo Biden, Israel também se comprometeu a executar um plano de retirada de civis palestinos de Rafah antes de intensificar a campanha para a destruição do Hamas na região.
LEIA TAMBÉM:
Joe Biden diz que espera um cessar-fogo entre Israel e Hamas até a próxima segunda-feira
Em reunião da ONU, ministro Silvio Almeida condena ocupação de Israel e diz que governo israelense pratica punição coletiva contra palestinos
Netanyahu anuncia pela 1º vez planos para Gaza quando a guerra entre Israel e Hamas acabar
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login