Seja bem vindo
Três Lagoas,23/04/2024

  • A +
  • A -

Lula e presidente da Espanha vão discutir guerras em Gaza e na Ucrânia, diz Itamaraty

Fonte: g1.globo.com
Lula e presidente da Espanha vão discutir guerras em Gaza e na Ucrânia, diz Itamaraty



Lula recebe espanhol Pedro Sánchez em Brasília nesta quarta. Em 2023, brasileiro foi recebido por Sánchez na Espanha em visita oficial. Lula com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez
Ricardo Stuckert/PR
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (5) que o presidente Lula discutirá com o presidente da Espanha, Pedro Sanchez, as guerras na Ucrânia e em Gaza.
Sanchez cumprirá agenda oficial em Brasília nesta quarta – na primeira visita dele ao Brasil desde que Lula tomou posse. No ano passado, o presidente brasileiro esteve em Madri.
No caso da guerra em Gaza, Lula tem condenado o ataque do grupo terrorista Hamas, mas afirmado que a reação de Israel tem representado “genocidio”, uma vez que mulheres e crianças e inocentes estão morrendo na guerra.
Já no caso da guerra na Ucrânia, Lula tem defendido a criação de um “clube da paz”, formado por países como China, Indonésia e Índia, para intermediar um acordo entre Rússia e Ucrânia.
“Na ocasião, os dois mandatários [Lula e Sanchez] passarão em revista o estado do relacionamento bilateral e trocarão avaliações sobre temas relevantes da conjuntura regional e global, tais como a crise no Oriente Médio, em particular a grave situação humanitária em Gaza e as perspectivas de avanço de uma solução de dois Estados e o conflito na Ucrânia”, informou o Itamaraty.
‘É preciso parar a carnificina’, diz Lula sobre guerra na Faixa de Gaza
Acordo Mercosul-UE
Ainda de acordo com o Itamaraty, Lula e Sanchez devem discutir as negociações do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
O acordo é negociado desde 1999. Em 2019, foi concluída a primeira etapa e, desde então, os blocos passaram à fase de revisão dos termos, mas ainda tem prevalecido uma série de divergências - nas áreas ambiental e de compras de governo.
O Brasil presidiu o Mercosul no segundo semestre do ano passado, e diplomatas tinham a expectativa de o acordo ser finalizado, aproveitando a presidência espanhola da União Europeia - o país é a favor do acordo.
Mas o acordo não foi finalizado, principalmente pelo posicionamento contrário da França, e diplomatas dizem que, embora as negociações continuem “normalmente”, a conclusão não deve se dar “no curto prazo”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login