Seja bem vindo
Três Lagoas,19/04/2024

  • A +
  • A -

Após terremoto, Taiwan tenta resgatar 70 mineiros e sobreviventes presos em túneis e prédios

Fonte: g1.globo.com
Após terremoto, Taiwan tenta resgatar 70 mineiros e sobreviventes presos em túneis e prédios



Área montanhosa e estradas e ferrovias danificadas dificultam trabalho. Turistas e funcionários de um hotel estão desaparecidos, e, além dos mineiros, há pessoas presas em túneis e edifícios. Tremor, de magnitude de 7,4, foi o mais forte registrado no país em 25 anos. Terremoto atinge Taiwan
Em uma área montanhosa e com as principais estradas e linhas ferroviárias destruídas, equipes de resgate de Taiwan começaram nesta quarta-feira (3) a resgatar centenas de pessoas que ficaram presas em túneis, edifícios e até pedreiras por conta do forte terremoto que atingiu a ilha.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nove pessoas morreram e 974 ficaram feridas por conta do tremor, de magnitude 7,4 -- o pior no país em 25 anos. Nesta quarta, o Escritório de Representação do Brasil em Taiwan disse que não há brasileiros entre as vítimas.
Entre as pessoas que as equipes tentavam localizar e resgatar nesta quarta, estão:
Cerca de 70 mineiros que trabalhavam em duas pedreiras na região de Hualien, a mais próxima do epicentro do tremor, e ficaram presos entre pedras;
50 funcionários e turistas de um hotel que estavam em dois ônibus no momento do terremoto;
70 pessoas haviam ficado presas em túneis da região -- elas passavam por lá de carro quando as estradas desabaram parcialmente;
Dezenas de moradores presos em prédios que também desabaram parcialmente.
O principal desafio é a geografia da região, muito montanhosa, combinada com o fato de que as principais estradas e linhas ferroviárias de Hualien foram totalmente ou parcialmente destruídas, segundo as autoridades.
Por isso, a única forma de chegar aos locais é pela via aérea. Nesta manhã, uma equipe conseguiu resgatar um grupo de pessoas que estavam presas em um túnel da região.
A Agência Nacional de Combate a Incêndios de Taiwan afirmou que os mineiros ficaram retidos em pedreiras na região do epicentro do tremor.
De acordo com a agência, 64 mineiros deles estão em uma pedreira perto de uma mina de carvão, e outros seis trabalhadores, em uma pedreira diferente, segundo a agência. As autoridades afirmaram que ainda não haviam começado os trabalhos de resgate aos mineiros.
Na manhã de quarta-feira no horário local (noite de terça-feira pelo horário de Brasília), um forte terremoto de magnitude 7,4 deixou nove mortos e 946 feridos em Taiwan. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas, mas foram retirados posteriormente.
O que se sabe até agora:
Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um tremor de magnitude 7,4 foi registrado na costa leste de Taiwan.
Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto.
Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô.
Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.
O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS e FOTOS mostram destruição causada pelo tremor
Entenda o risco que representa um terremoto de magnitude 7,4, que atingiu Taiwan
Prédios destruídos e risco de tsunami: qual o risco que representa um terremoto de 7,5, como o que atingiu Taiwan
Estragos em Taiwan
Mapa mostra epicentro do terremoto que atingiu Taiwan e o leste da Ásia
Editoria de Arte/g1
Segundo as autoridades, as quatro pessoas que morreram estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, a cerca de 150 km da capital, Taipei. Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios que tombaram.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tremor foi de magnitude 7,7. Ele teria ocorrido a apenas 15,5 km da superfície, o que explica o poder de destruição elevado.
Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram, de acordo com as autoridades. Socorristas trabalharam no resgate de dezenas de pessoas que ficaram presas entre os escombros.
Segundo as autoridades, cerca de 50 pessoas que estavam em quatro microônibus e iriam para um parque nacional estão desaparecidas. Não há confirmação sobre a nacionalidade destes até a última atualização.
Deslizamentos de terra também foram registrados após o tremor. Na capital Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Carros foram obrigados a parar nas rodovias durante o terremoto. Veja no vídeo abaixo:
Câmera em carro registra momento em que terremoto balança veículos em rodovia de Taiwan
Um brasileiro registrou o momento em que móveis e objetos em seu apartamento se movem e ele precisa deixar a sua residência. Confira:
Brasileiro grava vídeo durante o terremoto em Taiwan
Tremores secundários ainda puderam ser sentidos em Taipé, com mais de 50 registrados, segundo as autoridades meteorológicas.
A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Prédio tombou após terremoto em Taiwan
TVBS via AP
Risco de tsunami
Alertas de risco de tsunami foram emitidos pelas autoridades para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas.
Em um primeiro momento, as autoridades chegaram a alertar para ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.
Cerca de três horas após o terremoto, o Japão cancelou os alertas de tsunami. A TV japonesa NHK disse que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan.
Já nas Filipinas, o governo também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.
Local onde houve um terremoto perto de Taiwan
Barbara Miranda/g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login