Seja bem vindo
Três Lagoas,18/04/2024

  • A +
  • A -

Taiwan: equipes tentam resgatar moradores presos em túneis após terremoto

Fonte: g1.globo.com
Taiwan: equipes tentam resgatar moradores presos em túneis após terremoto



Dezenas de pessoas estão presas nas estradas do montanhoso condado de Hualien, o mais próximo ao epicentro do tremor de magnitude 7,4 que atingiu a ilha. Novo tremor na Ásia: mais de 24h após abalo em Taiwan, 200 seguem presos ou desaparecidos
As equipes de resgate de Taiwan tentavam nesta quinta-feira (4) libertar as pessoas presas em túneis e estradas remotas após o forte terremoto de quarta-feira, que deixou dez mortos e mais de 1.000 feridos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Dezenas de pessoas na cidade de Hualien, a mais próxima ao epicentro do tremor, dormiram ao ar livre devido aos danos sofridos pelos edifícios, incluindo alguns que ficaram completamente inclinados após o sismo.
Também nesta quinta, seis dos cerca de 70 mineiros que estavam presos em pedreiras perto da cidade foram resgatados com vida, segundo as autoridades locais.
"Espero que possamos usar o tempo hoje para encontrar todas as pessoas que estão presas e são consideradas desaparecidas", afirmou o primeiro-ministro Chen Chien-jen no centro de emergências de Hualien.
LEIA TAMBÉM:
Terremoto em Taiwan: veja ANTES e DEPOIS dos locais destruídos pelo tremor
Brasileiro relata momento de terror em Taiwan: 'Foi o terremoto que me deu mais medo'
VÍDEOS e FOTOS mostram destruição causada pelo tremor
Presos nas estradas
As equipes de resgate conhecem o paradeiro de dezenas de pessoas presas na rede rodoviária do condado de Hualien, localizado entre montanhas e penhascos, com vários túneis que levam à cidade de mesmo nome.
Além disso, centenas de pessoas ficaram bloqueadas em um hotel de luxo e em um centro de atividades para jovens porque as rodovias que levam aos locais foram bloqueadas por deslizamentos de terra.
Antes e depois do terremoto em Taiwan
Reprodução/Google Street View; CNA via AFP
Na cidade de Hualien, um edifício com fachada de vidro se transformou no símbolo do terremoto, depois de tombar em um ângulo de 45 graus devido à queda parcial do primeiro andar.
"Quando o terremoto aconteceu, nós retiramos imediatamente os clientes e pedimos que partissem", disse à AFP Wang Zhong-chang, proprietário do hotel Hualien Hero, próximo ao local.
Legislação evitou desastre maior
Embora a rigorosa legislação de construções da ilha pareça ter evitado um desastre ainda maior, o governo pediu aos cidadãos que mantenham a cautela devido aos quase 300 tremores secundários registrados após o primeiro terremoto.
Calculado com uma potência de magnitude 7,4 pelo Centro Geológico dos Estados Unidos, o terremoto foi o mais forte a abalar Taiwan desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 provocou 2.400 mortes.
O tremor provocou alerta de tsunami em Taiwan, Filipinas e Japão, mas a medida foi suspensa em poucos minutos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login