O que é e para quê serve a vibrissa do cavalo? Devo raspar os pelos?

Por Redação FMTLnews 15/10/2020 - 23:22 hs

O Giro do Boi deu início nesta quinta, dia 1º de outubro, a mais uma série especial de conteúdos sobre os equinos, animais presentes nas tropas das fazendas de pecuária e que são ferramentas importante de trabalho dos criadores.

A partir de hoje, uma vez por semana o programa traz uma dica diferente pra quem é apaixonado pelo mundo equestre. Os médicos veterinários e grandes especialistas em equídeos, Mário Duarte e Ricardo Moraes, irão tratar de vários assuntos relacionados ao bom desempenho da montaria, como sanidade, reprodução, suplementação e até como treinar um cavalo de competição.

Neste primeiro episódio, o especialista Ricardo Moraes destacou a importância da vibrissa dos cavalos, os pelos distribuídos ao redor da boca dos animais, como um “bigode”.

“Você sabe o que é vibrissa? É este pelinho que a gente vê em volta da boca do cavalo. E para quê serve? Os cavalos têm uma visão periférica, então às vezes eles tem alguns pontos cegos. Estas vibrissas servem para poder auxiliar o cavalo na sua direção”, esclareceu.

“Um exemplo de como ela pode ser bem utilizada e ajudar o cavalo: no período noturno, às vezes, o cavalo vai chegar perto do cocho para comer, então, por ter uma visão periférica e ter um ponto cego, essa vibrissa vai ajudar a chegar no cocho e fazer com que ele não esbarre em algo e se machuque. Então elas são usadas para este aspecto”, ilustrou.

Moraes recomendou que o criador não faça a raspagem dos pelos por conta da importância deles para os animais. “Lembrando também que ela é um órgão sensorial e está aí para auxiliar os cavalos. Alguns países na Europa já proíbem, nas competições esportivas, que se raspe estas vibrissas. Aqui no Brasil é muito comum fazer isso, mas a dica é que não se raspe esses pelinhos aqui do cavalo porque eles auxiliam bastante o equino, principalmente nos seus sinais sensoriais, ok?”, concluiu.