Sebrae MS abre processo seletivo para Agentes Locais de Inovação ALI
Nível superior completo é o principal requisito de seleção para as vagas ofertadas no estado em 2025

Para apoiar o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), o Sebrae/MS busca profissionais para atuarem como Agentes Locais de Inovação (ALI) em 11 municípios de Mato Grosso do Sul. Com bolsas de R$ 5 mil, são ofertadas dez vagas para início imediato e 90 para cadastro reserva. O edital é lançado nesta quinta-feira (20) e as inscrições podem ser feitas até 30 de março, de forma on-line basta clicar aqui.
Os bolsistas selecionados irão atuar no programa Brasil Mais Produtivo e terão como atividade impulsionar a inovação e a produtividade das empresas por meio de acompanhamento presencial e personalizado. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e gerida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa é executada em parceria com o Sebrae e o Senai, responsáveis pelo atendimento aos empresários.
De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Aline Hitomi, os Agentes Locais de Inovação são capacitados pela instituição para apoiarem empresas que pretendem expandir os negócios, superar desafios relacionados à gestão e aumentar a produtividade. “Ao integrar inovações tecnológicas no cotidiano dos empreendedores, os ALIs contribuem para a adaptação e crescimento dos negócios, promovendo ambientes mais colaborativos e sustentáveis, beneficiando a qualidade de vida de toda população”, esclarece Hitomi.
Quem pode participar?
As vagas são destinadas à profissionais graduados em áreas como Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design e áreas correlatas. Além disso, a pessoa interessada deve ter experiência mínima de seis meses em gestão, inovação, empreendedorismo e pequenos negócios.
Das vagas disponíveis para início imediato em julho, cinco serão destinadas a Dourados, enquanto Nova Andradina, Maracaju, Ponta Porã, Naviraí e Paranaíba receberão uma vaga cada. Para o cadastro reserva, das 90 vagas distribuídas, 20 são para Campo Grande e 15 para Dourados. As demais cidades — Nova Andradina, Maracaju, Amambai, Ponta Porã, Naviraí, Bonito, Aquidauana, Paranaíba, Três Lagoas, Coxim e Chapadão do Sul — terão cinco vagas cada.
Neste ano, o edital conta uma única modalidade de participação voltada para atuação como ALI Produtividade. O profissional irá atuar de forma presencial durante o período de até 24 meses e as ações executadas deverão ser as mesmas previstas no plano de trabalho proposto de cada bolsista, conforme previsto no edital, não sendo estabelecidos horários ou carga mínima de atuação. Confira o edital completo ao clicar aqui.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
COMENTÁRIOS